sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AUGUSTO CURY - palestra São Carlos

Teatro La Salle - São Carlos é palco da brilhante palestra do Dr. Augusto Cury
"O Código da Inteligência"
a formação de mentes brilhantes e a busca da excelência pessoal e profissional,
nesta quinta-feira dia 26 de agosto de 2010.

"A vida é tão breve como as gotas de orvalho que cintilam na mais bela manhã e se dissipam aos primeiros raios do tempo".


"Somos uma espécie que constrói história; o homo sapiens é único que pode trazer o passado para o presente, não de forma concreta, mas no virtual... não só resgatamos o passado, mas nos antecipamos ao futuro..."


No palco do Teatro La Salle em São Carlos Dr. Augusto Jorge Cury faz a conferência sobre seu magistral livro "O Código da Inteligência"; fala-nos que "somos meninos brincando no teatro do tempo", ao mesmo tempo em que enfoca que "todo conhecimento que temos, ainda não nos levou ao subsolo do nosso inconsciente"


Dr. Augusto Cury autografa o livro "O Código da Inteligência" para Elvio Antunes de Arruda


Dr. Augusto Jorge Cury autografa para Inajá Martins de Almeida o livro "O futuro da humanidade" quando esta lhe diz o impacto que o mesmo lhe causara, quando de sua leitura.
Por ouvinte e espectador Paulo Godoy, coordenador do evento, não se priva de colocar seu parecer ao dizer ser o melhor livro escrito e editado pelo autor, em sua opinião.
A palestra fora sobre "O código da inteligência", o qual também já havia lido, mas este era-lhe muito pessoal, quando o tema ali abordado abria-lhe as feridas, jamais cicatrizadas e que, agora, sob a leitura daquelas linhas, era exposta a uma verdadeira sessão de terapia.
Era a leitora que se colocava como co-autora do livro, quando lhe servia de personagem, não no ficcional, mas na vida real.
Quando realidade se mescla a ficção; muitas vezes é difícil separar uma da outra, daí ser complexo uma crítica abalizada até mesmo para se classificar um livro.
Mas, é o momento em que os três se mantém como leitores e não se furtam à atenção que o breve instante pede.
Inajá apresenta então outro livro "Mentes brilhantes" que fora presente de seu filho, e os dois desmancham-se em sorrisos, enquanto a pena do escritor declina "Inajá você é brilhante - 26/08/2010".
No primeiro livro autografado ele percebe o brilho com que a ele me apresento ao grafar "Inajá você brilha", neste me qualifica e me deixa extremamente agradecida.
O horário não fora entrave para que dezenas de pessoas se colocassem organizadamente em fila e aguardassem pelo contato, pela breve palavra, pela foto que registraria o acontecimento.
Noite magnífica, profícua, de muito aprendizado e encontro.
Creio que muitos deixaram a platéia e passaram a ocupar o palco como protagonistas.
Muitos que ali estavam fizeram uma verdadeira viagem ao seu eu e puderam engatinhar ao sub solo do inconsciente, motivados pelas sábias palavras daquele que bem conhece o homo sapiens nos seus mais recônditos esconderijos.
Muito embora, como médico manifestara que entre paciente e psiquiatra há um espaço intransponível, que o psiquiatra jamais penetra o estado traumático do paciente, penso que seus livros tem apresentado sucesso de vendagem, justamente porque uma sociedade doente anseia por encontrar respostas a tantas perguntas e estas tem sido respondidas, através de tantas linhas contidas em livros que não param de ser escritos e editados.
De minha parte, esta é a segunda oportunidade que tenho de assistir suas palestras e me surpreendi novamente, quando, mais amadurecida, após ler outros livros de sua autoria, posso me perceber como insubstituível, possuidora de uma mente brilhante para brilhar no palco da existência, rumo ao futuro da humanidade, como uma vendedora de sonhos, melhor ainda, a esperar pelo semeador de idéias, tendo sempre o Mestre da Vida como bússola.
Penso que este é o prêmio para um escritor: o reconhecimento do leitor. Também este é o prêmio para o leitor: ser reconhecido pelo escritor, ainda que por um curto e breve momento.

_______________________________

fotos: Elvio Antunes de Arruda
comentários: Inajá Martins de Almeida

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...